quinta-feira, 5 de abril de 2012

"Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim."

Quinta-feira Santa. Ceia do Senhor. Hoje somos convidados a mergulharmos no Mistério de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele se faz presente no meio de nós... Não nos abandona e sempre demonstra o seu amor por nós. O Evangelho de hoje mostra-nos claramente o que fundamentou toda a vida de Nosso Senhor Jesus: o amor. Antes de começar seu caminho rumo à cruz, Ele deixa para nós um ato singelo, que traz em seu significado ações de serviço, conversão e humildade: Seguir e Servir! Juntos, acompanhemos com atenção as ações realizadas por Jesus no lava-pés (Jo 13, 1-15) e compreendamos os seus significados. O lava-pés ocorreu durante uma refeição. Jesus estava reunido com seus discípulos. Quando estamos ao redor de uma mesa, sentamo-nos, partilhamos o que sentimos... e também partilhamos o que há para comer.

JESUS SE LEVANTOU DA MESA - Com esta ação, Jesus mostra-nos que é preciso quebrarmos as barreiras que nos impedem de chegar ao outro: o egoísmo, o orgulho, o alheamento. É preciso levantar-se para ir ao encontro do outro, ouvi-lo, por meio de uma escuta sensível.


TIROU O MANTO - Despojar-se. Tirar o manto significa esvaziar a si mesmo para se colocar a serviço do outro; mas despojar-se de que? Jesus mostra-nos que devemos desporjarmo-nos de tudo aquilo que nos impede de praticarmos o bem ao próximo. Aqui pode-se citar uma grande lista de sentimentos e ações que nos impedem de crescermos enquanto filhos de Deus. Para servir, é preciso de despojar; mas para isto, é necessário conhecer a si mesmo.

PEGOU UMA TOALHA E AMARROU-A NA CINTURA - Percebemos nesta parte do Evangelho que Jesus põe ao redor de seu corpo uma toalha; isto lembra-nos uma ferramenta de trabalho, um avental, uma marca do ser cristão; um avental para servir aos que precisam. Servir na fraternidade, com espírito de disponibilidade e de comprometimento com os que mais precisam. Colocar-se em defesa dos que sofrem.

COLOCOU ÁGUA NA BACIA - A
o realizar esta ação, Nosso Senhor Jesus utiliza-se da água e da bacia. Podemos associar esse gesto àqueles que colocavam água na bacia de seus senhores, gesto este praticado principalmente por mulheres e escravos. Isso nos mostra que é preciso estarmos sensíveis à realidade que nos cerca. e colocarmo-nos no lugar dos que sofrem e dos que não são livres perante os outros. Ninguém vive sozinho. Vivemos em comunidade, e não há como eu me realizar se eu não levar em consideração os interesses dessa comunidade.

E COMEÇOU A LAVAR OS PÉS
DOS DISCÍPULOS - Ao lavar os pés de seus discípulos, Jesus se abaixa, olha, observa com atenção e recebe a reação de cada um, quando sentem seus pés sendo lavados. É preciso ouvir, ouvir e ouvir. É preciso estar aberto a acolher o que outro tem para expressar. É preciso receber o outro com entusiasmo, sem pré-julgamentos, e contribuir com o que sabemos.


ENXUGANDO COM A TOALHA QUE TINHA NA CINTURA - Após lavar os pés de seus discípulos, Jesus enxuga os pés de cada di
scípulo... pés marcados pela vivências, pelo trabalho do dia-a-dia.... rudes, marcados por calos... Os gestos de Jesus nos chamam a estarmos juntos com Ele, praticando-os com a finalidade de diminuirmos aqueles calos presentes nos sofrimentos de nossos irmãos, muitos deles esquecidos e afastados por nós. É preciso refletirmos sobre que sentido damos à nossa existência; enquanto nos dedicarmos à realidade efêmeras, que não trazem felicidade e que nos fazem "viver à toa", estaremos vivendo por viver: é necessário irmos ao encontro dos que precisam de nossa ajuda... É na vicência fraterna que os momentos se eternizam, e nos mostram que vale a pena sermos filhos de Deus, que sempre deseja que vivamos no amor.

Sabemos que é complicado vivermos imersos a uma realidade que cada vez mais nos remete a cultivarmos o individualismo, que nos afasta do outro e que sufoca o que sentimos. Como ser cristão em meio à estas condições? Como ser sinal da presença de Deus? Olhemos para os gestos de Jesus, convertamo-nos e demos nosso testemunho diante dos que precisam. Coloquemo-nos à serviço. E não tenhamos medo. E como nos iz nosso Senhor Jesus: "Eu vos dei um exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz. Eu garanto a vocês: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que me enviou. Se vocês compreenderem isso, serão felizes se o puserem em prática." ( Jo 13, 15-17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário