Onde Estamos


Encontramo-nos ativamente em nossa pequena ermida, localizada no Centro de Pastoral Zulmira Melo, em Ibiapina-Ceará. Fazemos parte da OCDS da Província São José (Norte/ Nordeste).

É válido conhecer a paróquia e a diocese onde estamos localizados. Ainda nos perguntamos como esta pequena parcela do Carmelo veio surgir na Serra da Ibiapaba... e percebemos que está valendo a pena fazermos parte da família carmelitana, e levando essa espiritualidade onde estamos.

Estamos na Paróquia de São Pedro, em Ibiapina-Ce, criada em 1882. Reza a história que a antiga Capela dedicada a São Pedro foi construída em 1607, com a chegada dos jesuítas Francisco Pinto e Luís Figueira, mas esta não deixou sinais no local. Com certeza, nova Capela foi iniciada em 1875. Com o término da construção da igreja, Ibiapina, no dia 09 de agosto de 1882, é elevada à categoria de Paróquia, por lei provincial. Em 24 de agosto de 1942, Mons. Melo iniciou a construção da nova Matriz, inaugurada a 3 de outubro de 1944, faltando somente a torre. Esta foi iniciada em 1955 e concluída em 1958. A matriz passou por significativas reformas nos anos de 1983 e 1993. A paróquia já teve 19 párocos e 3 interinos. O pároco atual é o Pe. Antonio Claúdio, que nos acompanha desde que iniciou sua estada em nossa cidade.

A Paróquia de São Pedro faz parte da Diocese de Tianguá,  criada pelo Papa Paulo VI, juntamente com as Dioceses de Itapipoca e Quixadá, a 13 de março de 1971, pela Bula “Qui summopere”. Situa-se na zona norte do Estado do Ceará, Brasil, ocupa um território de 9.680,7 Km2, com uma população estimada, hoje, em 458.828 habitantes (estimativa IBGE - 2009). A sede da Diocese, Tianguá, dista 315 Km da Capital do Estado, Fortaleza. Ela integra 13 Municípios: Camocim, Granja, Barroquinha e Chaval, no litoral norte; Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal. Guaraciaba do Norte e Croatá, no Planalto da Ibiapaba; e Graça, no Sertão.
Eclesiasticamente, a Diocese de Tianguá está integrada por 14 Paróquias e 10 Áreas Missionárias. Os trabalhos pastorais são orientados por 32 Sacerdotes e 3 Diáconos , secundados por um significativo número de religiosas e leigos que compartilham na co-responsabilidade a missão evangelizadora. Para melhor administrar o numeroso Povo de Deus que o Senhor nos confiou a Diocese investe na descentralização de comunidades e serviços, tendo dividido o território em três grandes Regiões Pastorais.