Nossa História

O Grupo São João da Cruz nasceu da vontade de leigos de Ibiapina-Ce poderem fazer parte do carisma característico à das comunidades de religiosos consagrados da Ordem dos Carmelitas Descalços . É um grupo secular, que procura viver com fidelidade a prática do Evangelho com a ajuda da Espiritualidade Carmelitana.

O carisma carmelitano foi introduzido desde que fazíamos parte do grupo jovem Unidos em Missão, pois tínhamos como padroeira Santa Teresinha do Menino Jesus e como guia a sua espiritualidade da Pequena Via da Infância Espiritual.

Percebemos que o ideal atravessaria o que nós começamos como grupo vinculados a nossa paróquia. Eis que surgiu este chamado de Deus para a OCDS e com grande graça o acolhemos. Ao consultar a Conselheira Provincial da OCDS percebemos que era possível fazer parte dessa maravilhosa família e então demos início com a fundação do Grupo São João da Cruz, no dia 20 de Julho de 2008.
Mônica Dodt (Comunidade Rainha do Carmelo), Dom Francisco Javier Ernandes Arnedo e Maria Efigênia (Comunidade Rainha do Carmelo)

Com muito amor ao Carmelo fomos admitidos nesta "casa" no dia 21 de fevereiro de 2009. Nesse dia, 10 membros do Grupo São João da Cruz, da cidade de Ibiapina, estado do Ceará, receberam o Escapulário, com sinal de pertença à Ordem do Carmelo. O solene momento aconteceu na Paróquia de São Pedro, durante a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo da Diocese de Tianguá, D. Francisco Javier Ernandes Arnedo e co-celebrada pelo Pe. Marcos Jeremias. O momento festivo foi muito valorizado por D. Javier, que falou sobre a Espiritualidade Carmelitana, dando ênfase a Santa Teresa de Jesus.

Dois membros da Comunidade Rainha do Carmelo, OCDS, participaram do evento: Mônica Dodt e Maria Efigênia. Após a celebração da Santa Missa, o Grupo recepcionou os convidados e familiares no Auditório do Centro de Pastoral Zulmira Melo.

O Grupo São João da Cruz, OCDS caminha com entusiasmo e perseverança, contando com o apoio da Comunidade Rainha do Carmelo, da OCDS da cidade de Fortaleza-CE. Atualmente, o grupo  se reúne no 2º sábado, de 7:00 hs às  10:00 hs, e no 4º domingo, de 7:00hs  às 10:00 hs.

Deus, que na sua infinita misericórdia nos sustente e nos cumule de graças, ajudando-nos nesta caminhada rumo ao Monte Santo que é o próprio Jesus Cristo Nosso Senhor."

Em Maria, paz e alegria!