domingo, 16 de outubro de 2011

Ontem, na Solenidade de Nossa Santa Madre Teresa de Jesus...

“Nada te perturbe,
nada te espante.
Tudo passa.
Deus não muda.
A paciência
Tudo alcança.
Quem a Deus tem
nada lhe falta.
Só Deus basta!”



Foi com imensa alegria que nós, membros do Grupo São João da Cruz, de Ibiapina-Ceará, celebramos o dia de Nossa Santa Madre Teresa de Jesus. Doutora da Igreja, mostra-nos por meio de seus ensinamentos e experiências que é gratificante servirmos ao Nosso Bom Deus, conhecê-lo a cada instante de nossas caminhadas: “Viver contigo Senhor, eis o meu anseio.” Por isso, organizamos uma programação especial para celebramos solenemente Nossa Mãe Espiritual.

Às 7:00hs iniciamos o dia com Missa com Laudes, na Ermida Santa Teresinha, celebrada pelo pároco de Ibiapina, Pe. Antonio Claúdio, que durante a homilia, enfatizou a contribuição de Santa Teresa de Jesus para o Carmelo e toda a Igreja, e que a exemplo dela, façamos constantemente nossa “reforma”.


Missa Solene celebrada pelo Pe. Antonio Claúdio


Fortalecidos pela Celebração Eucarística nos dirigimos em clima de oração a Comunidade de Jurema Norte, em Ibiapina-Ceará para um momento de oração, estudo e partilha a partir de referentes à Santa Madre.

Às 9:00hs o presidente do grupo, Paulo do Olhar de Jesus Crucificado, ocds, iniciou o presente encontro falando sobre aspectos biográficos de Santa Madre e o Livro das Fundações, que será trabalhado no período 2011-2012. Logo após esse momento, cada membro expressou para os que ali estavam impressões, dúvidas e ansiedade pela leitura do presente livro. Debateu-se também a riqueza que Santa Madre deixou para nós, como uma forma de nos edificar enquanto membros da Igreja.

Logo após esse momento de estudo, às 10:00 hs nossa Irmã Maria do Carmo falou-nos sobre a importância da oração, o “trato de amizade com Deus” que Santa Madre nos ensina. É constante a busca pelo Nosso Bom Deus, e através da oração podemos encontrá-lo, saciar nossa sede... Sempre tentamos estar no caminho para Deus. Não podemos deixar de caminhar. E perder o caminho, como Santa Madre nos diz, é abandonar a oração.

Por meio de uma encenação, às 11:00 hs os membros André e Emiliana dramatizaram importantes fatos da vida de Santa Madre, desde a infância até sua morte, enfatizando toda a sua fase no Carmelo.

Continuando o encontro, sentamo-nos perto das árvores para lermos e partilharmos textos retirados dos escritos de Santa Madre.



Ao meio dia tivemos o almoço...

Ao retornarmos ao encontro, tivemos um momento mariano na Capela de Nossa Senhora de Fátima, do Sítio Jurema Norte, conduzido pela nossa irmã Ariane, falando do papel de Maria na vida de Santa Madre.

Concluindo o encontro fizemos a oração das Vésperas. Foi de grande valia este dia para nós, e esperamos que todos os nossos irmãos carmelitas descalços tenham tido o mesmo sentimento. Que a exemplo de nossa mãe espiritual, possamos ser felizes na Igreja, consumindo-nos no serviço a Ela, que Santa Madre tanto amou e demonstrou.


A caminho da Capela de Nossa Senhora de Fátima: (da esquerda para a direita) Márcia, Paulo, João Leno, Emiliana, André e Cléber...


Capela de Nossa Senhora de Fátima, no sítio Jurema Norte em Ibiapina-Ceará

2 comentários:

  1. Que maravilha. vou continuar na OCDS. embora indo para o Seminário, continuarei no grupo. obrigado a todos vocês que me aceitaram.. deus os abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por você, e peço que a Virgem Maria guie a sua vocação... engraçado como o Amor de Deus nos envolve e nos chama: num dia estamos engajados em outras afazeres, e no outro, somos envolvidos por sua proposta de salvação... Estaremos sempre com você, mesmo na "pequena distância"... tudo pode acontecer... e como diz Edith Stein, nunca é tarde para responder ao chamado de Deus, Ele merece todo risco...

      Excluir