sábado, 15 de outubro de 2011

QUE AS ALMAS CHEGUEM A AMAR O AMOR!!!


- Quem é você?
- Eu sou Teresa de Jesus e você?
- Eu sou Jesus da Teresa!
(visão de Sta Teresa d'Ávila com Menino Jesus)

15 de Outubro / Sta TERESA D'ÁVILA
(à que tende a Intimidade com DEUS)

“...em seus mais altos graus, a Intimidade Divina é, por si mesma, coisa grandiosa. Todavia, a alma não deseja esta Intimidade para seu gozo e, sim, para mais amar a DEUS, para ser-lhe totalmente unida, por ELE inteiramente possuída, movida e governada, para serví-lo sempre melhor e dar-lhe Glória em todas as ações. Diz expressamente Sta Teresa que a finalidade com que o Senhor se comunica às almas e tantas Graças lhes concede – inclusive os maiores favores místicos – não é só ‘acariciá-las’, consolá-las, e, sim, ‘fortificar-lhes a fraqueza para que saibam imitar (JESUS) no muito padecer’, e conclui com decisão: ‘Eis o fim da oração... Para este fim tende o Matrimônio Espiritual: produzir obras e mais obras’(M VII, 4, 4.6).
A doçura e o gozo da Intimidade com DEUS têm por finalidade tornar mais corajosa a criatura no Serviço Divino, mais generosa no dom de si e forte em carregar a Cruz.
Enquanto vivemos neste mundo, jamais pode faltar o sofrimento e jamais falta até nos mais elevados estados de União Divina. É que necessita sempre a alma de conformar-se com JESUS Crucificado, seguindo-o até a completa imolação para a Glória do Pai e salvação dos irmãos. Deve a União com DEUS produzir obras. E justamente obras de AMOR, obras de atividade intensa de Puro AMOR, mediante as quais doa-se a criatura incessantemente a DEUS, desejosa de arrastar consigo imensa multidão de outras almas. Assim, da Intimidade Divina, da União total com o SENHOR, do Puro AMOR brota, espontâneo, o mais profundo Apostolado. ‘Está a Glória (das almas unidas a DEUS em Matrimônio Espiritual) –afirma a ardente Sta Teresa de Jesus – está em ajudar seu SENHOR Crucificado, especialmente quando vêem elas até que ponto foi ELE ofendido e quão poucos procuram, de verdade, a Honra DELE.’
Totalmente esquecida de si, já não pensa a alma em seu gozo, nem em seu padecer! Só pensa em AMAR e SERVIR a DEUS, só pensa em contribuir o mais possível para a sua Glória, associando-se à Obra Redentora de JESUS. Se aspira à União cada vez mais Íntima e Perfeita com DEUS, agora na Terra como depois no Céu, é para AMAR com a máxima intensidade e alcançar que o maior número possível de almas chegue a AMAR o AMOR.”

(Fr.Gabriel de Sta Mª Madalena-OCD-Intimidade Divina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário