domingo, 24 de junho de 2012

Recordar é viver...

 
IX Congresso da OCDS. Os dias passavam lentamente, o congresso estava por terminar, mas saímos com o compromisso de abrirmos nossos corações a Deus e encarar com muita força e coragem a estrada da vida, reavivando nosso compromisso enquanto Irmãos da Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Uma árvore não tem vida se não manter contato com suas raízes. Nós também não prosseguiremos se não estivermos enraizados em Cristo; mas como mantermo-nos firmes a essa Raiz? Como firmamos nosso alicerce? Fé, humildade, formação permanente, vivência comunitária... É fácil numerarmos o que de certo modo é essencial para que sejamos sinal da presença do Bom Deus onde estamos, mas de que adianta palavras rebuscadas e argumentos bem feitos se o que falamos não parte do campo de nossas experiências? Preparado com simplicidade, vivenciado com espontaneidade, o Congresso Regional deu lugar a momentos de formação, partilha, oração e silêncio, e ainda surpresas que alegraram os que ali estavam. Foram muitos abraços e experiências compartilhadas! Antes de viajarmos, o Sol deixava o céu lentamente, e olhando para ele nos lembrávamos de algum registro daquele momento de união da família carmelitana. E partimos, deixando ecoar o nosso OBRIGADO ao Bom Deus, por termos a oportunidade de estar unidos diante de Sua Alegre presença. Transbordemos a alegria e a aprendizagem aos nossos irmãos que não puderam comparecer a este momento de encontro, mas pela oração, estávamos com o vínculo mantido: a Chama de amor estava viva.


 
Testemunhos

Emiliana Firmo: Foi a primeira vez que participei do Congresso Regional Norte-Nordeste da OCDS. Uma experiência maravilhosa, principalmente de reflexão e aprendizagem, onde as comunidades e os grupos participantes amadureceram cada vez mais em seu engajamento na Ordem Carmelitana. Um encontro santo e pleno da graça de Deus, onde o Senhor nos convidou a refletirmos nosso compromisso. Com certeza saímos do IX congresso mais conscientes de nosso compromisso.

Paulo Gauttiele: "Ande a Verdade em vossos corações como deveis andar pelo exercício da meditação, e vereis claramente o amor que devemos  ter para com o próximo." Santa Madre Teresa de Jesus. Com alegria celebramos o IX Congresso Norte e Nordeste da OCDS. Nele crescemos mais na caminhada de irmãos enraizados no Deus que nos cumula de graças e de paz... Nele e por Ele realizamos todos os nossos trabalhos. E neste Congresso tivemos a expressão máxima de servir a Cristo em Comunidade e em união com sua Santa Madre Igreja. Os momentos foram enriquecedores, a formação foi essencial para levarmos para cada um dos irmãos que não puderam estar presentes,  a realidade da constante formação do Carmelita Secular que se faz  necessária nos nossos encontros fraternos e o compromisso que assumimos como membros do Carmelo. Devemos ser sempre entusiasmados com a presença de Nosso Senhor, que nunca nos abandona e que está constantemente conosco a começar dentro de cada um de nós. Estreitar os laços de fraternidade, de comunhão e unidade foi uma experiência impar nesse Congresso. Que os frutos dele se irradiem por todas as nossas Comunidades e Grupos que "anunciando suas Misericórdias" possamos servir com amor e alegria ao Reino de nosso Bom e querido Deus. Abraços a todos!

André Alves: Ó Meu Deus, Trindade de Amor: como é bom perseverar alegremente a Ti! O IX Congresso Regional da OCDS foi um encontro de fundamental importância para que nós, carmelitas seculares, tenhamos consciência de nosso compromisso, bem como, principalmente, consagrar o Bom Deus no centro de nossa alma, refugiando-se n’Ele para permanecer nos caminhos a serem trilhados, muitos já marcados. “Isto sirva-nos para animar-nos a andar com fortaleza os caminhos desta vida.” Esta frase de Santa Madre de certo modo marcou-me, estava em certos momentos a refletir sobre aquele momento de oração e formação. Nada era mais forte que o tempo vivido. No “nada” que me envolvia pedia ao Bom Deus que me envolvesse de graça para crescer em intimidade na relação com Ele... Sempre esperava Sua presença, e ela veio: nos momentos de oração, formação, partilha de experiências... Ao arrumar minha mala, quando o congresso estava por terminar, coloquei nela um desejo: fazer sempre em tudo a Sua vontade, ser eu mesmo. Isto é difícil, mas não impossível. No mais, senti e vi refletido nos participantes do congresso o Grande Amor do Bom Deus. Partilhamos vida! Um dos aprendizados que levei desse congresso é que a vida cristã é uma poesia que está sempre em construção; estar atento às necessidades comunitárias e pessoais, bem como a formação permanente e espírito missionário, são essenciais para mantermos essa vida em movimento. Como se diz em Jo 17, 21: “Que todos sejam UM”, enraizados em Cristo Jesus; unidos a Ele, somos UM! Que este sentir carmelitano que nos move e incita a caminhar, jamais desfaleça, para que nunca deixemos de trabalhar na missão que o Bom Deus nos confiou, e para que sejamos UM com Ele. Abraços, e já com saudades! Fiquemos em oração!


 André, Luciano Dídimo (nosso Conselheiro Provincial), Emiliana e Paulo


 Paulo, André e Emiliana


 Moisés, Maria Luíza, Paulo, Ana Stela e André


Paulo, Maria Eduarda (Presidente Provincial da OCDS), Emiliana e André

terça-feira, 12 de junho de 2012

Vem aí o Encontro da Família Carmelitana!

O Grupo São João da Cruz, da OCDS de Ibiapina-Ce, juntamente com o Grupo Maria Mãe e Mestra do Carmelo, da OCDS de  Parnaíba-Piauí, organizará um encontro, iniciativa com o objetivo de promover um espaço de convívio, partilha, formação e celebração, enquanto membros da Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo! 
Haverá nosso recreio carmelitano e uma programação voltada para os jovens da comunidade. 

Em breve, mais informações sobre o encontro!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Rumo ao IX Congresso Regional Norte-Nordeste da OCDS!


Amados irmãos em Cristo e no Carmelo, as malas já estão prontas! 

Está chegando um dos grandes momentos de encontro da família carmelitana, em que carmelitas saírão de diferentes cidades para estarem juntos em Recife, no Congresso Regional da OCDS Norte-Nordeste. 
No mais, pedimos orações por todos aqueles que estarão direta e indiretamente ligados ao presente encontro, a fim de que os participantes estejam enraizados nas propostas a serem lançadas. 
Aos irmãos do Grupo São João da Cruz de Ibiapina-Ceará, agradecemos as orações e o apoio dados aos membros que se farão presentes; os que irão aprenderão o máximo para repassarem o que ocorrer durante o encontro aos demais irmãos. No mais, que a Virgem Maria, Formosura do Carmelo, nos guie nesse encontro para que cresçamos cada vez mais, enquanto cristãos, e seguindo em frente com determinada determinação! 

Até mais e já com saudades! 
Em breve, postaremos atualizações sobre o Congresso!