domingo, 24 de junho de 2012

Recordar é viver...

 
IX Congresso da OCDS. Os dias passavam lentamente, o congresso estava por terminar, mas saímos com o compromisso de abrirmos nossos corações a Deus e encarar com muita força e coragem a estrada da vida, reavivando nosso compromisso enquanto Irmãos da Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Uma árvore não tem vida se não manter contato com suas raízes. Nós também não prosseguiremos se não estivermos enraizados em Cristo; mas como mantermo-nos firmes a essa Raiz? Como firmamos nosso alicerce? Fé, humildade, formação permanente, vivência comunitária... É fácil numerarmos o que de certo modo é essencial para que sejamos sinal da presença do Bom Deus onde estamos, mas de que adianta palavras rebuscadas e argumentos bem feitos se o que falamos não parte do campo de nossas experiências? Preparado com simplicidade, vivenciado com espontaneidade, o Congresso Regional deu lugar a momentos de formação, partilha, oração e silêncio, e ainda surpresas que alegraram os que ali estavam. Foram muitos abraços e experiências compartilhadas! Antes de viajarmos, o Sol deixava o céu lentamente, e olhando para ele nos lembrávamos de algum registro daquele momento de união da família carmelitana. E partimos, deixando ecoar o nosso OBRIGADO ao Bom Deus, por termos a oportunidade de estar unidos diante de Sua Alegre presença. Transbordemos a alegria e a aprendizagem aos nossos irmãos que não puderam comparecer a este momento de encontro, mas pela oração, estávamos com o vínculo mantido: a Chama de amor estava viva.


 
Testemunhos

Emiliana Firmo: Foi a primeira vez que participei do Congresso Regional Norte-Nordeste da OCDS. Uma experiência maravilhosa, principalmente de reflexão e aprendizagem, onde as comunidades e os grupos participantes amadureceram cada vez mais em seu engajamento na Ordem Carmelitana. Um encontro santo e pleno da graça de Deus, onde o Senhor nos convidou a refletirmos nosso compromisso. Com certeza saímos do IX congresso mais conscientes de nosso compromisso.

Paulo Gauttiele: "Ande a Verdade em vossos corações como deveis andar pelo exercício da meditação, e vereis claramente o amor que devemos  ter para com o próximo." Santa Madre Teresa de Jesus. Com alegria celebramos o IX Congresso Norte e Nordeste da OCDS. Nele crescemos mais na caminhada de irmãos enraizados no Deus que nos cumula de graças e de paz... Nele e por Ele realizamos todos os nossos trabalhos. E neste Congresso tivemos a expressão máxima de servir a Cristo em Comunidade e em união com sua Santa Madre Igreja. Os momentos foram enriquecedores, a formação foi essencial para levarmos para cada um dos irmãos que não puderam estar presentes,  a realidade da constante formação do Carmelita Secular que se faz  necessária nos nossos encontros fraternos e o compromisso que assumimos como membros do Carmelo. Devemos ser sempre entusiasmados com a presença de Nosso Senhor, que nunca nos abandona e que está constantemente conosco a começar dentro de cada um de nós. Estreitar os laços de fraternidade, de comunhão e unidade foi uma experiência impar nesse Congresso. Que os frutos dele se irradiem por todas as nossas Comunidades e Grupos que "anunciando suas Misericórdias" possamos servir com amor e alegria ao Reino de nosso Bom e querido Deus. Abraços a todos!

André Alves: Ó Meu Deus, Trindade de Amor: como é bom perseverar alegremente a Ti! O IX Congresso Regional da OCDS foi um encontro de fundamental importância para que nós, carmelitas seculares, tenhamos consciência de nosso compromisso, bem como, principalmente, consagrar o Bom Deus no centro de nossa alma, refugiando-se n’Ele para permanecer nos caminhos a serem trilhados, muitos já marcados. “Isto sirva-nos para animar-nos a andar com fortaleza os caminhos desta vida.” Esta frase de Santa Madre de certo modo marcou-me, estava em certos momentos a refletir sobre aquele momento de oração e formação. Nada era mais forte que o tempo vivido. No “nada” que me envolvia pedia ao Bom Deus que me envolvesse de graça para crescer em intimidade na relação com Ele... Sempre esperava Sua presença, e ela veio: nos momentos de oração, formação, partilha de experiências... Ao arrumar minha mala, quando o congresso estava por terminar, coloquei nela um desejo: fazer sempre em tudo a Sua vontade, ser eu mesmo. Isto é difícil, mas não impossível. No mais, senti e vi refletido nos participantes do congresso o Grande Amor do Bom Deus. Partilhamos vida! Um dos aprendizados que levei desse congresso é que a vida cristã é uma poesia que está sempre em construção; estar atento às necessidades comunitárias e pessoais, bem como a formação permanente e espírito missionário, são essenciais para mantermos essa vida em movimento. Como se diz em Jo 17, 21: “Que todos sejam UM”, enraizados em Cristo Jesus; unidos a Ele, somos UM! Que este sentir carmelitano que nos move e incita a caminhar, jamais desfaleça, para que nunca deixemos de trabalhar na missão que o Bom Deus nos confiou, e para que sejamos UM com Ele. Abraços, e já com saudades! Fiquemos em oração!


 André, Luciano Dídimo (nosso Conselheiro Provincial), Emiliana e Paulo


 Paulo, André e Emiliana


 Moisés, Maria Luíza, Paulo, Ana Stela e André


Paulo, Maria Eduarda (Presidente Provincial da OCDS), Emiliana e André

Nenhum comentário:

Postar um comentário