domingo, 16 de outubro de 2011

Ontem, na Solenidade de Nossa Santa Madre Teresa de Jesus...

“Nada te perturbe,
nada te espante.
Tudo passa.
Deus não muda.
A paciência
Tudo alcança.
Quem a Deus tem
nada lhe falta.
Só Deus basta!”



Foi com imensa alegria que nós, membros do Grupo São João da Cruz, de Ibiapina-Ceará, celebramos o dia de Nossa Santa Madre Teresa de Jesus. Doutora da Igreja, mostra-nos por meio de seus ensinamentos e experiências que é gratificante servirmos ao Nosso Bom Deus, conhecê-lo a cada instante de nossas caminhadas: “Viver contigo Senhor, eis o meu anseio.” Por isso, organizamos uma programação especial para celebramos solenemente Nossa Mãe Espiritual.

Às 7:00hs iniciamos o dia com Missa com Laudes, na Ermida Santa Teresinha, celebrada pelo pároco de Ibiapina, Pe. Antonio Claúdio, que durante a homilia, enfatizou a contribuição de Santa Teresa de Jesus para o Carmelo e toda a Igreja, e que a exemplo dela, façamos constantemente nossa “reforma”.


Missa Solene celebrada pelo Pe. Antonio Claúdio


Fortalecidos pela Celebração Eucarística nos dirigimos em clima de oração a Comunidade de Jurema Norte, em Ibiapina-Ceará para um momento de oração, estudo e partilha a partir de referentes à Santa Madre.

Às 9:00hs o presidente do grupo, Paulo do Olhar de Jesus Crucificado, ocds, iniciou o presente encontro falando sobre aspectos biográficos de Santa Madre e o Livro das Fundações, que será trabalhado no período 2011-2012. Logo após esse momento, cada membro expressou para os que ali estavam impressões, dúvidas e ansiedade pela leitura do presente livro. Debateu-se também a riqueza que Santa Madre deixou para nós, como uma forma de nos edificar enquanto membros da Igreja.

Logo após esse momento de estudo, às 10:00 hs nossa Irmã Maria do Carmo falou-nos sobre a importância da oração, o “trato de amizade com Deus” que Santa Madre nos ensina. É constante a busca pelo Nosso Bom Deus, e através da oração podemos encontrá-lo, saciar nossa sede... Sempre tentamos estar no caminho para Deus. Não podemos deixar de caminhar. E perder o caminho, como Santa Madre nos diz, é abandonar a oração.

Por meio de uma encenação, às 11:00 hs os membros André e Emiliana dramatizaram importantes fatos da vida de Santa Madre, desde a infância até sua morte, enfatizando toda a sua fase no Carmelo.

Continuando o encontro, sentamo-nos perto das árvores para lermos e partilharmos textos retirados dos escritos de Santa Madre.



Ao meio dia tivemos o almoço...

Ao retornarmos ao encontro, tivemos um momento mariano na Capela de Nossa Senhora de Fátima, do Sítio Jurema Norte, conduzido pela nossa irmã Ariane, falando do papel de Maria na vida de Santa Madre.

Concluindo o encontro fizemos a oração das Vésperas. Foi de grande valia este dia para nós, e esperamos que todos os nossos irmãos carmelitas descalços tenham tido o mesmo sentimento. Que a exemplo de nossa mãe espiritual, possamos ser felizes na Igreja, consumindo-nos no serviço a Ela, que Santa Madre tanto amou e demonstrou.


A caminho da Capela de Nossa Senhora de Fátima: (da esquerda para a direita) Márcia, Paulo, João Leno, Emiliana, André e Cléber...


Capela de Nossa Senhora de Fátima, no sítio Jurema Norte em Ibiapina-Ceará

sábado, 15 de outubro de 2011

QUE AS ALMAS CHEGUEM A AMAR O AMOR!!!


- Quem é você?
- Eu sou Teresa de Jesus e você?
- Eu sou Jesus da Teresa!
(visão de Sta Teresa d'Ávila com Menino Jesus)

15 de Outubro / Sta TERESA D'ÁVILA
(à que tende a Intimidade com DEUS)

“...em seus mais altos graus, a Intimidade Divina é, por si mesma, coisa grandiosa. Todavia, a alma não deseja esta Intimidade para seu gozo e, sim, para mais amar a DEUS, para ser-lhe totalmente unida, por ELE inteiramente possuída, movida e governada, para serví-lo sempre melhor e dar-lhe Glória em todas as ações. Diz expressamente Sta Teresa que a finalidade com que o Senhor se comunica às almas e tantas Graças lhes concede – inclusive os maiores favores místicos – não é só ‘acariciá-las’, consolá-las, e, sim, ‘fortificar-lhes a fraqueza para que saibam imitar (JESUS) no muito padecer’, e conclui com decisão: ‘Eis o fim da oração... Para este fim tende o Matrimônio Espiritual: produzir obras e mais obras’(M VII, 4, 4.6).
A doçura e o gozo da Intimidade com DEUS têm por finalidade tornar mais corajosa a criatura no Serviço Divino, mais generosa no dom de si e forte em carregar a Cruz.
Enquanto vivemos neste mundo, jamais pode faltar o sofrimento e jamais falta até nos mais elevados estados de União Divina. É que necessita sempre a alma de conformar-se com JESUS Crucificado, seguindo-o até a completa imolação para a Glória do Pai e salvação dos irmãos. Deve a União com DEUS produzir obras. E justamente obras de AMOR, obras de atividade intensa de Puro AMOR, mediante as quais doa-se a criatura incessantemente a DEUS, desejosa de arrastar consigo imensa multidão de outras almas. Assim, da Intimidade Divina, da União total com o SENHOR, do Puro AMOR brota, espontâneo, o mais profundo Apostolado. ‘Está a Glória (das almas unidas a DEUS em Matrimônio Espiritual) –afirma a ardente Sta Teresa de Jesus – está em ajudar seu SENHOR Crucificado, especialmente quando vêem elas até que ponto foi ELE ofendido e quão poucos procuram, de verdade, a Honra DELE.’
Totalmente esquecida de si, já não pensa a alma em seu gozo, nem em seu padecer! Só pensa em AMAR e SERVIR a DEUS, só pensa em contribuir o mais possível para a sua Glória, associando-se à Obra Redentora de JESUS. Se aspira à União cada vez mais Íntima e Perfeita com DEUS, agora na Terra como depois no Céu, é para AMAR com a máxima intensidade e alcançar que o maior número possível de almas chegue a AMAR o AMOR.”

(Fr.Gabriel de Sta Mª Madalena-OCD-Intimidade Divina)