sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Partilha de um Retiro de Silêncio...



É difícil iniciar um texto quando em meu coração transborda um sentimento de gratidão pelos momentos do Retiro do Grupo São João da Cruz, ocorrido de 21 a 23 de setembro de 2012, em Tianguá-Ceará.  Foram dias preenchidos, em que caminhamos juntos, na mesma fé, uns com motivações diferentes, mas partilhamos emoções vividas, as palavras dirigidas, e, sobretudo, a certeza de sermos amigos fortes do Bom Deus.


Nosso retiro teve como tema A oração, com colocações feitas por Edith Stein, em que Frei Wilson Gomes do Nascimento, ocd, pregador do retiro, deu-nos importantes orientações sobre a relevância do trato de amizade com o Bom Deus para nossa vida interior, que de certo modo, deve sinalizar a presença do Bom Deus onde estivermos com a vocação a qual fomos chamados. O Bom Deus não cansa de procurar-nos, que apaixonado por cada um de nós, está a esperar o nosso encontro; afinal, correspondemos a esse amor? Estamos nós a trabalhar a terra? Nunca deixemos de trabalhar a terra que o Bom Deus nos confia... Foram inúmeras as reflexões que marcaram o retiro de silêncio.

Dia 21 de setembro, início do Retiro. Dirigimo-nos para as dependências do Seminário Diocesano São José, éramos 12; depois de nos acomodarmos fomos às 18hs para a Capela Grande do Seminário São José a fim de celebrarmos a Santa Missa de abertura do Retiro, votiva a nosso padroeiro São João da Cruz. 


Logo após o jantar, Frei Wilson deu as primeiras colocações sobre o retiro; com uma breve dinâmica, cada um partilhou sua percepção sobre a oração... Após a Oração das Completas, recolhemo-nos em nossos aposentos, já exercitando o silêncio, para logo cedo, iniciar mais um dia.



 



 
Dia 22 de setembro: às 05h45min tocou meu despertador. O dia estava claro, o silêncio pairava nos corredores...  Pulei da cama, e com passos calmos me dirigi ao sino localizado próximo ao jardim para anunciar o Despertar, afinal, tratava-se de um encontro com um Amigo muito especial. 


Fomos para a Capela para celebramos a Santa Missa com Laudes. Estavam conosco, durante este momento, os seminaristas da Diocese de Tianguá. 


 

  

Logo após fomos para o refeitório, onde aquecemos o corpo com um bom café. A seguir, seguiram-se os momentos de reflexão propostos por Frei Wilson no salão de palestras, momentos que foram ricos pela partilha, deserto e de encontro com Aquele que nos ama. Palavras íntimas, refletidas, que oriundas da experiência foram partilhadas em duplas e em grupo... As partilhas foram marcantes, vale insistir nesse ponto. Após as orientações dadas por Frei Wilson, o encontro com o Bom Deus seguia a sós; há algo no local do retiro que propiciava um retorno para si mesmo, retorno que, penso eu, ajudava-nos a voltar para dentro, a desligar-se do mundo turbulento em que estamos para ir até Ele.


 


 


Recolhíamos nos espaços: na capela, no jardim ou no quarto, a meditar a experiência do diálogo com Deus. As colocações realizadas por Frei Wilson desafiavam-nos a uma reflexão no presente, a compreender a imensidão e a exigência do Amor, amor este que é doação e serviço. 

Às 17hs dirigimo-nos para o salão de palestras, onde elevamos o terço como sinal de encontro com nossa Mãe Santíssima, onde depositamos em seu coração orações e pedidos por nossas comunidades, pela Igreja, pelas famílias, pelas vocações, e também, pelos que estavam a estar conosco unidos pela oração... Sentimos falta de nossos irmãos, que infelizmente não puderam estar conosco durante este retiro, mas os colocamos em nossas simples orações.




Após a Oração das Vésperas, fomos jantar, e logo depois, dirigimo-nos para a Capela Grande do Seminário São José, onde estava preparado o que viria a ser a continuação de nossa noite: A Adoração ao Santíssimo Sacramento. 


 

O barulho que estava fora das dependências do retiro estava a desafiar-nos a silenciar; mas não sei como explicar: conseguimos manter os olhos fitos n’Ele, mesmo com tamanho barulho, afinal, Deus nos chama a sermos um com Ele. Cada um permaneceu em sintonia com Ele durante uma hora... Passou rápido, mas aquele momento eternizou-se. Penso que conseguimos desligar os sentidos... Adoramos, rezamos, e assim como cantamos, afirmamos “Tu és meu Senhor, só Tu és o Altíssimo”. Após este encontro, recolhemo-nos para os nossos quartos, para ficarmos ainda mais a só com Ele.

Dia 23 de setembro: às 6h30min assumimos a Celebração Eucarística na Capela do Seminário São José, juntos com a comunidade cristã. Frei Wilson celebrou-A com Pe. Éder, reitor do Seminário São José... 

 

Tiramos a foto em família... Após a Celebração, tomamos o café, e partimos para as últimas colocações do retiro, e ao avaliarmos este retiro de silêncio, percebemos que ele não foi apenas de silêncio: foi feito de partilha, sorrisos, gestos, e por que não abraços! Sem contar a rica troca de experiências dos 12 que ali estavam... Percebi semblantes renovados, alguns refrescados por lágrimas que insistiam em aparecer, mas que falavam de nós, da vida e do Bom Deus.




Aquecidos pelas Palavras do Bom Deus, almoçamos ao meio-dia. Findava o retiro, ecoava o último silêncio. Às 13hs veio a despedida; agradecemos ao Frei Wilson Gomes do Nascimento, ocd, por ter pregado o retiro e por acompanhar com carinho este “pombalzinho da Virgem Maria” presente na Serra da Ibiapaba; à Efigênia, Mônica e Gerardo, da Comunidade Rainha do Carmelo, que participaram do retiro conosco; aos que cuidaram de nossa acomodação na casa de retiro (não lembro aqui o nome de todos, mas rezamos por vocês); e é claro, devemos ser sempre gratos ao Bom Deus, que deu-nos mais uma oportunidade de estarmos em comunhão com Ele. Pegamos a estrada, o caminho de regresso... Foi difícil regressar, mas tínhamos que o fazer. Caminhemos mais fortes e confiantes! Até mais e já com saudades!

Um abraço amigo! Em orações,


André da Santíssima Trindade, ocds

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Um Retiro de Silêncio...


Dias 21, 22 e 23 de Setembro: Retiro Anual do Grupo São João da Cruz, ocds em Tianguá-Ceará! Um convite a calar os sentidos para ouvir o Amigo que habita em nossas almas. Que habita e quer continuar em nós!... Amados irmãos do Grupo São João da Cruz: Vamos à Ele! Ouçamos o que Ele tem a nos dizer... O correr dos dias, que por vezes nos consomem, levam-nos a descuidar de nossa relação com Ele; e que desafio: estar com os olhos fitos n'Ele! Esta é uma grande oportunidade para silenciar, esconder-se n'Ele... Nós O encontraremos e partilharemos do mesmo encontro... Iremos nos encontrar com o Amigo que nos ama e nos chama a beber da fonte. Como diz nossa querida Elisabete da Trindade, "em muitos lugares Lhe rezamos, façamos-Lhe uma morada de paz". Frei Wilson Gomes estarará conosco; no mais, pedimos orações por este momento de encontro com o Amado.... Tudo para Ele! 
Fiquemos unidos em oração!