segunda-feira, 26 de julho de 2010

II Retiro do Grupo São João da Cruz

O nosso grupo, juntamente com a presença de sete membros da Comunidade Rainha do Carmelo, de Fortaleza, e de dois membros da Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, de Teresina, teve a bênção de seu II retiro espiritual, de 23 a 25 de julho, na Galeria da Esperança em São Benedito-Ce, com o tema: “A Palavra de Deus é luz para os passos do Carmelita Descalço”.

Pregado por Frei Wilson Gomes OCD, assistente das Comunidades e Grupos da OCDS Norte-Nordeste da Província São José, o II Retiro do Grupo São João da Cruz foi um mergulho na Palavra de Deus. Esta Palavra nos faz mais amorosos, dá sentido a nossa caminhada. É lâmpada para os nosso passos, e com a fé, permanece acesa, ajudando-nos a compreendermos o significado da presença de Jesus.
Também refletimos alguns escritos de nossos pais São João da Cruz e Santa Teresa de Jesus, que Frei Wilson selecionou para que conservássemos ainda mais a Palavra viva do Senhor, ressaltando a importância da oração. Foram três dias de silêncio, oração, crescimento e partilha.


A Palavra do Senhor e a espiritualidade do Carmelo proporcionaram momentos inesquecíveis para o nosso grupo e comunidades participantes. Nossos sinceros agradecimentos ao Frei Wilson e as comunidades participantes, que partilharam conosco esse importante momento para o desenvolvimento de nosso grupo.
Um abraço fraterno a todos!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Ação de Graças pelo aniversário do Grupo São João da Cruz, OCDS

“Onde não houver amor, coloca amor e colherás amor.”
Amados irmãos em Cristo e no Carmelo, foi com grande alegria que nosso Grupo São João da Cruz, OCDS, da Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, celebrou seu II aniversário.

Celebramos essa Ação de Graças terça-feira, dia 20 de julho de 2010, às 18:00Hs, com as Vésperas, dia da Festa de Santo Elias, O Profeta. Este nos aparece na Bíblia como o homem que caminha sempre na presença de Deus e combate, inflamado de zelo, pelo culto do único e verdadeiro Deus.
Os primeiros eremitas que iniciaram a vida monástica no Monte Carmelo em honra da Virgem Maria voltaram-se para Santo Elias, tomando-o como exemplo da própria vida, juntamente com a Mãe de Deus.

Hoje damos graças a Deus pela presença do Nosso Grupo São João da Cruz, da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares, que em preces, pedimos a Deus que nos anime sempre a caminhar com “determinada determinação” para prosseguirmos rumo ao Monte Santo!

Um abraço fraterno a todos!!!